terça-feira, novembro 13, 2012


Sete minutos no paraíso



Nessa semana, tenho pensado bastante sobre a minha existência nesses dezessete anos. Acabou que, como em todos os anos, eu comecei a ficar depressiva porque meu aniversário está chegando. Eu já não gosto muito dessa data do ano, mas o fato deu estar prestes a completar a "maior idade" me assusta. É como se eu estivesse prestes a ser banida do mundo dos jovens alienados. Como se eu fosse perder o meu direito de fazer coisas idiotas, porque aí não teria mais a desculpa dos "hormônios a flor da pele" para encobrir os fatos. Mas eu acho que nada disso é importante agora, já que o que devíamos realmente nos perguntar é: cadê as máquinas do tempo quando precisamos delas?

Bom, estou fugindo um pouco do assunto. O ponto que eu queria chegar é que, depois de lágrimas e sorvete de creme, decidi aproveitar o restinho dos meus dezessete, como uma pessoa sensata faria. A final de contas, faltam menos de um mês para o "grande dia". Ainda estou bolando uma listinha de desejos antes da data querida, que podem incluir desde correr pelada até assistir Glee até o fim. A verdade é que a lista ainda não está finalizada, mas quando estiver, talvez eu compartilhe aqui. Só sei que neste exato momento estou ao som de Don't stop me now, do Queen, e estou realmente com vontade de dar uma de loucona, e dar a volta no quarteirão pelada... 

OU NÃO

Acontece que depois de muita reflexão sobre o que eu faria de diferente para curtir as meus últimos goles da fonte da juventude, decidi começar a jornada devagar, indo essa semana na livraria procurar por livros "joviais". Depois de um tempinho rodando a sessão, me deparei com "Sete minutos no paraíso", o que era um ourinho lá no meio. Acompanhem senhores:


Conta a história de  dois melhores amigos-desde-sempre, mas a fofinha decide que é na verdade é apaixonada pelo BOFE. De início o livro só arrancou um sorrisinho meu, daqueles de bem de ladinho, mas depois que eu abri uma página aleatória e dei uma lidinha, eu AMEI! A personagem é cativante, engraçada, sarcástica, e... NORDESTINA! ISSO MESMO, meus caros! A escritora é brasileira, sendo este seu segundo livro, mas vou te dizer: me apaixonei pelo trabalho dela. Se você, que assim como eu, está acostumada a livros estrangeiros, com personagens com nome do tipo Rachel, John  Elizabeth e tals, vai estranhar com os BFF's Raquel e Diego. Além da fofura deles ficarem falando "Oxê" e "Vishe", a amizade entre eles é de causar invejinha em muita gente. Raquel é do tipo pra lá de reservada, seu estilo está mais pra blusa preta e All Star, não liga a mínima para opiniões alheias, sem falar que ela ama Tokio Hotel. Já Diego, o tal bofe falado, é do tipo Gamer e adora séries e filmes de zombie ou qualquer coisa que apareça sangue. Embora ele seja um pouco mais sociável que ela, os dois não se desgrudam, até porque moram na mesma rua, e estudam na mesma escola (desde sempre). 


No livro vemos Raquel descrever como é se contorcer pelas loucuras do amor e pelo medo de perder a grande amizade ao mesmo tempo. Solução rápida da nossa amiga? Bolar um plano perfeito para ter sete minutos no paraíso com o 'Dieguito', sem expor seu amor por ele, que tem certeza não ser correspondido. Aí a história vai se desenrolando, e a gente vai devorando as páginas que nem a coxinha da cantina.


Depois de comprar e ler o livro, soube que era realmente o que estava procurando: um livro teen, divertido, personagens cativantes com sentimentos atordoados. Ou seja: a cara da juventude. Sambei na cara da velhice, que era foco principal e ainda saí com o bônus de ter descoberto essa escritora brasileira que tanto amei. 

2

2 palpites:

Débora Morais disse...

oi flor, eu tambem pensava da mesma forma em relação á aniversários, mas depois percebi que idade são só números, você pode ser uma eterna criança por dentro, mas com um pouco de consciencia para ter responsabilidades xD
nunca li o livro e não conhecia a autora, parece muito legal. parabéns pela indicação. bjs

Camila disse...

Também estava procurando por livros. Adorei a história, vo ver se consigo comprar. KKKK Qualquer coisa eu baixo. bjs :*